O mercado brasileiro de rastreamento de veículos e gestão de frotas tem crescido consideravelmente no Brasil. Pesquisas recentes da IDC, líder em inteligência de mercado e serviços de consultoria para as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, mostram que, em 2012 o setor movimentou R$ 1,5 bilhão e atingiu a marca de 1,94 milhão de dispositivos em operação na frota nacional.
Ainda de acordo com o estudo, 39% das empresas que já contratam soluções de rastreamento pretendem aumentar esse investimento em 2014. “Os principais motivos para a contratação são o crescente número de roubos de cargas e de veículos, o controle sobre as horas trabalhadas pelos motoristas, a redução de custos e a busca por mais eficiência no controle de rotas”, afirma o analista da IDC, Samuel Carvalho.
Ele explica que os mercados que mais investem neste tipo de tecnologia são o de gestão de frotas, o varejo, as seguradoras e, por último, um mercado relativamente novo, o de iscas eletrônicas que movimentou R$ 64 milhões, em 2012, e deve manter uma taxa de crescimento próxima de 30% nos próximos anos.
“Esse é um setor muito promissor e a demanda para consumidor corporativo está mais evidente tanto para frota pesada, um pouco mais madura, quanto para a leve, que possui baixo índice de penetração”, diz Samuel.
O estudo identificou também os principais critérios de escolha adotados pelos usuários para adquirir uma solução de rastreamento. “É importante estar atento à qualidade do rastreador, à eficiência na busca após um roubo, à rede de assistência técnica e, para as frotas corporativas, a qualidade do portal de acesso das informações é fundamental”, recomenda o analista da IDC.
Entre 2013 e 2017, a IDC projeta um crescimento de 14% nas vendas e um incremento nas receitas de 11,6% ao ano, no mercado de rastreamento de veículos e gestão de frotas.
Dimep Sat
Pensando na segurança de seus clientes e também no auxílio ao cumprimento da lei 417/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que disciplina a jornada de trabalho dos motoristas, a DIMEP disponibiliza ao mercado o Dimep Sat, um moderno sistema de monitoramento de frotas que possibilita o administrador localizar com precisão cada um dos seus veículos e gerenciar os períodos em que os carros rodam e ficaram parados.
“Por meio de um cruzamento simples de dados é possível calcular as horas de trabalho compreendidas dentro de um período, protegendo tanto o caminhoneiro quanto a empresa em caso de dúvidas nos salários ou processos trabalhistas”, explica Paulo Lima, gerente de vendas do Dimep Sat.
Os dados registrados são enviados em tempo real via GPRS à matriz, o que permite verificar se os períodos de descanso estão sendo cumpridos corretamente. Com isso, o administrador não depende do relatório de deslocamento que seria feito manualmente pelo motorista, evitando assim falhas na informação. A base de dados do Dimep Sat é capaz de armazenar mais de 24 meses de histórico.
Além disso, a solução oferece a localização georeferenciada dos carros, facilitando o monitoramento de paradas em locais indevidos ou ainda definir possíveis desvios nas rotas.